A gripe é uma das doenças mais corriqueiras em todo o mundo e são poucas as pessoas que conhecem as suas consequências mais graves.
Caso ela seja curada da maneira certa, ela não oferece nenhuma complicação e o paciente pode seguir sua vida sem restrições.
Contudo, quando ela é mal curada, o quadro pode ficar mais grave e, inclusive, fazer com que o paciente corra risco de vida.
O que pode acontecer se a gripe não for totalmente curada?
Quando uma pessoa contrai gripe significa que ela está com a sua imunidade baixa e um período prolongado de gripe fará com que o seu organismo fique ainda mais frágil. Sendo assim, doenças mais sérias podem acomete-lo, em especial a pneumonia.
Essa condição faz com que os sacos pulmonares nos quais o ar fica armazenados infeccionem-se. Com isso, há dificuldade para respirar (por causa da secreção comum nas infecções) e febre.
Porém, as consequências podem se agravar ainda mais, chegando a uma insuficiência respiratória e ao óbito.
Como identificar se a gripe mal curada se transformou em pneumonia
Os sintomas comuns na pneumonia são:
- Tosse constante, mesmo que sem catarro;
- Dor nas costas;
- Febre;
- Coração acelerado;
- Dor no peito;
- Falta de ar;
Normalmente, a gripe leva uma semana para ser curada. Se ela não sumir ou o paciente tiver falta de ar, febre ou estiver com o ritmo cardíaco muito elevado, é preciso procurar com rapidez um pronto-atendimento.
A medicação para trato da pneumonia é o antibiótico, que tende a ser associado a outras substâncias para o alívio do mal-estar e para facilitar a respiração.
É fundamental que ninguém tente tratar sozinho uma pneumonia: os antibióticos só são ministrados na quantidade e na combinação correta pela equipe médica.
A automedicação, nesse tipo de quadro, pode levar rapidamente a uma piora significativa.
Como curar completamente a gripe
Já que a gripe mal curada pode trazer consequências tão sérias, é indispensável saber como se recuperar totalmente dela:
- Manter o ambiente arejado: as pessoas gripadas ficam indispostas e, por causa da febre, tendem a querer ficar em ambientes quentes. Porém, isso faz com que o vírus se prolifere ainda mais e a recuperação se torne mais difícil. É importante manter a ventilação do local;
- Manter-se hidratado: a ingestão de água é fundamental sempre, mas o organismo debilitado precisa de bastante hidratação para que as suas células de defesa funcionem corretamente e combatam o vírus da gripe;
- Atenção à febre e à respiração: há pessoas que não gostam de tomar remedio para gripe. Todavia, é fundamental tomar antitérmicos em caso de febre e, se houver dificuldade para respirar, fazer inalações ou tomar xarope, sendo tudo isso prescrito por um médico;
- Não deixar de comer: é normal que o mal estar tire a fome de quem está gripado, mas a alimentação é necessária para que o sistema imunológico fique mais forte. Deve-se evitar coisas geladas e preferir alimentos com vitamina C.